Paulo Venturelli, médico homeopata em Curitiba

Dr. Waldemiro Pereira: Fundador da Clínica Waldemiro Pereira...


Nascido na cidade de Cerro Azul no Paraná, em 19 de fevereiro de 1914, filho da Sra. Cecília e do Sr. Silvino, Waldemiro Pereira percorreu 92 quilômetros e se mudou com os pais para Curitiba, aos dez anos de idade.

Em 1926, aos doze anos, foi admitido como auxiliar em uma farmácia homeopática administrada por Duarte Velloso.

De imediato, encantou-se com os princípios para cura defendidos pela modalidade médica e com as técnicas de manipulação dos medicamentos homeopáticos.

Seu fascínio pela homeopatia foi ainda mais estimulado quando sua mãe, após longo período de sofrimento devido a uma grave doença, teve a saúde restabelecida em função do tratamento homeopático.

Decidiu, então, que aprenderia o ofício de farmacêutico, e obteve suas primeiras lições sobre manipulação de fórmulas com Duarte Velloso.

A farmácia onde trabalhava foi desativada e Waldemiro Pereira de imediato foi contratado por outra farmácia do mesmo gênero conhecida como Casa da Homeopatia.

Em 1933, Waldemiro Pereira passou a ser proprietário da Casa da Homeopatia, que, sem pretenções empresariais, dava início a uma bem sucedida trajetória da Dr. Waldemiro Pereira - Homeopatia.

Waldemiro casou-se com Maria Clara e tiveram três filhos (a menina Idalba e os meninos Dicesar e Washington).


A farmácia tornou-se, então, a fonte de sustento da família e, em 1946, Waldemiro ingressou na Faculdade de Medicina da UFPR com a intenção de se tornar um dos poucos médicos na capital que trabalhariam especificamente com a homeopatia.

Maria Clara ficou responsável por administrar a farmácia durante esse período. Em 1954, Dr. Waldemiro Pereira recebeu a Medalha Hahnemanniana por seu reiterado trabalho em favor da medicina homeopática em nível internacional. Dr. Waldemiro Pereira teve um importante papel na luta pela consolidação da homeopatia como especialidade médica, sendo um dos pioneiros no Paraná e do Brasil.

Por todo seu trabalho, desenvolvido ao longo de cinco décadas, mas principalmente por seu caráter íntegro e idôneo, deixou um nome digno de confiança, que permitiu que suas ações não fossem descontinuadas. Assim como Dr. Waldemiro passou seu ideal de vida para seus filhos, o mesmo foi feito para as gerações que procederam. Seus netos também ingressaram no negócio ainda crianças, auxiliando em pequenas tarefas na farmácia e, dessa forma, aprendendo desde cedo os valores da família.

Em 2003, Waldemiro Pereira Neto assumiu a presidência do Laboratório Industrial - que abriga o Instituto Homeopático - enquanto seu irmão tornou-se o responsável pela administração das farmácias e, desde 2006, também da Clínica Homeopata.

O esforço e a dedicação da família Pereira hoje são recompensados pelo grande reconhecimento e estima que a empresa conquistou, graças à qualidade e eficácia dos medicamentos que oferece aos seus clientes. Se depender das próximas gerações, a empresa continuará cumprindo com sua finalidade de curar pessoas ainda por muitos anos.