Paulo Venturelli, médico homeopata em Curitiba

Metaloma


Os elementos essenciais à vida humana podem ser divididos em dois grandes grupos ponderais, quais sejam, aqueles que estão em maior quantidade no organismo humano e, portanto, representam a maior participação em peso orgânico, ademais dos outros que representam uma pequena parcela ponderal, por estarem presentes em quantidades discretas, os quais são chamados de oligoelementos.


Assim como as vitaminas, tais elementos químicos essenciais de importância secundária em peso, os oligoelementos, constituem o grupo dos micronutrientes, ou seja, nutrientes que são necessários apenas em pequenas quantidades, quando comparados ao grupo de nutrientes ponderalmente mais significativos, a saber, carboidratos, proteínas e lipídios.


"CHONPS" é o acrônimo dos representantes principais em peso, que são os constituintes necessários dos macronutrientes, quais sejam, carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo (Phosphorus em latim) e enxofre (Sulphur em latim). E apesar de não estarem descritos no acrônimo, esta categoria inclui também os elementos sódio, potássio, cloro, cálcio e magnésio.


Já os oligoelementos podem ser classificados com o nome de "metaloma", pois em grande parte são metais e semimetais, embora alguns sejam ametais (não metais).


O metaloma participa na ponderabilidade orgânica de modo secundário, mas mesmo seus oligoelementos podem ser subdivididos em traços e microtraços, estes em quantidades ainda menores em relação aos elementos traços.


OBSERVAÇÃO: As informações presentes nesta página não se prestam de forma alguma a nenhum tipo de prescrição médica ou nutricional.


1) Elementos traços:


Quando indicada a suplementação, podem ser utilizadas as dosagens em miligramas.


Sejam, por exemplo, as doses dos seguintes elementos químicos, com número atômico (Z) e número de massa (A) em ordem ponderal decrescente...


Fe (ferro, Z = 26 e A ≈ 56): 30 a 50 mg ao dia.*


Si (silício, Z = 14 e A = 28): 10 a 20 mg ao dia.*


Zn (zinco, Z = 30 e A ≈ 65): 10 a 20 mg ao dia.*


Sr (estrôncio, Z = 38 e A ≈ 88): 5 a 10 mg ao dia*


Mn (manganês, Z = 25 e A ≈ 55): 5 a 10 mg ao dia.*


Cu (cobre, Z = 29 e A ≈ 64): 1 a 2 mg ao dia.*


* Doses considerando adultos jovens.


2) Elementos microtraços:


Quando indicada a suplementação, devem ser utilizadas as doses em microgramas.


Sejam, por exemplo, as dosagens dos seguintes elementos químicos, com número atômico (Z) e número de massa (A) em ordem alfabética...


Cr (cromo, Z = 24 e A = 52): 50 a 300 mcg ao dia.*


Ge (germânio, Z = 32 e A ≈ 73): 50 a 300 mcg ao dia.*


I (iodo, Z = 53 e A = 127): 50 a 300 mcg ao dia.*


Mo (molibdênio, Z = 42 e A ≈ 96): 50 a 300 mcg ao dia.*


Se (selênio, Z = 34 e A ≈ 79): 50 a 300 mcg ao dia.*


V (vanádio, Z = 23 e A ≈ 51): 50 a 300 mcg ao dia.*


* Doses considerando adultos jovens.